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Quais são os melhores horários para postar nas redes sociais

Um dos principais desafios do Marketing de Conteúdo é definir um calendário de publicação e divulgação dos seus conteúdos, tanto em estratégias de mídias sociais quanto de e-mail marketing. Identificar quais são os melhores dias e horários para interagir com o seu público é fundamental para alavancar os resultados de uma estratégia de conteúdo, principalmente se você busca metas reais de geração de Leads e volume de vendas.

É preciso entender em quais horários o seu conteúdo terá menor concorrência e que o seu leitor estará mais propenso a ler. Nos e-mails, por exemplo, o ideal é chegar ao seu público quando a caixa está mais vazia, naqueles horários que ele já limpou o lixo e deixou apenas o que realmente quer ler, assim a probabilidade do seu e-mail ser lido será maior. Já nas mídias sociais, é importante identificar quando seu público está mais ativo, em que momentos do dia ele está mais entediado, por exemplo, no caminho para o trabalho ou para casa.

Tome cuidado com a armadilha: de tempos em tempos são divulgadas tabelas de melhores horários e dias da semana para interagir com o público, e todos seguem as mesmas dicas. Ou seja, os melhores horários passam a ser os mais concorridos, e talvez, essa não seja a melhor estratégia para o seu negócio.

Ainda assim, é importante acompanhar essas tendências, pois não adianta querer se destacar do todo e não ter público nenhum lendo seu conteúdo em horários alternativos. O que sugiro é acompanhar esses estudos e relatórios, avaliar como seus concorrentes estão fazendo, levantar o histórico das suas próprias interações e testar diferentes combinações de horários, canais e formatos diferentes. Afinal, o sucesso do seu conteúdo não depende do momento que você posta. Esses testes são a forma mais precisa e personalizada para saber o que funciona ou não para sua empresa.

Outro ponto relevante é mirar em referências similares ao seu tipo de negócio. Não faz sentido acompanhar as melhores práticas de uma empresa ou do mercado B2C se o seu negócio é B2B, com um modelo de vendas mais complexo do que, por exemplo, a venda de tênis ou refrigerante para o consumidor final.

Para cada objetivo o público tem um comportamento diferente também. Tem momentos em que ele está mais interessado em diversão, descontração e propenso a buscar conteúdos de interesse pessoal, e outros em que está preocupado em melhorar ou resolver alguma questão da empresa onde trabalha como contratar um serviço ou um software. É esse tipo de comportamento que precisa ser identificado para interagir com um possível Lead ou cliente no momento certo com o conteúdo certo.

Alguns dos canais como o Facebook e algumas ferramentas de e-mail já possuem relatórios próprios que podem lhe auxiliar na análise de resultados para tomada de decisão sobre como planejar de forma mais efetiva seu calendário de publicação de conteúdo. Para ter relatórios mais aprofundados e ter mais controle sobre a gestão da sua estratégia de Marketing de Conteúdo, invista em uma ferramenta de Marketing Digital.

Assim você poderá automatizar a publicação de posts, monitorar o que o público está falando sobre sua empresa, monitorar concorrentes e segmentos nas mídias, receber resumos por e-mail, além de acompanhar o crescimento da sua empresa nas mídias sociais e saber os resultados reais que cada canal está trazendo em geração de Leads e clientes, muito além de cliques, “curtir” e “compartilhar”.

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