E Commerce

Dez fatores-chave de sucesso para atuar no e-commerce

Para ajudar os donos de lojas virtuais a saber se estão no caminho certo para seus negócios prosperarem, o Sebrae criou uma ferramenta que aponta os fatores-chave para o sucesso de um e-commerce.  O objetivo é mostrar ao empreendedor os pontos que devem ser aperfeiçoados para que sua atuação seja bem-sucedida.

A partir de um estudo exploratório com revisões bibliográficas e entrevistas com dezenas de especialistas, empresários e consumidores, foram identificados os dez itens mais sensíveis para o sucesso ou fracasso de um varejo online

Entenda abaixo quais são eles.

Os fatores do sucesso

1. Segmentação

A segmentação proporciona menos concorrência e mais chance de alcançar a liderança no mercado, além de demandar investimento inicial consideravelmente menor.

2. Promoção

A divulgação do seu e-commerce em uma multiplicidade de canais – do e-mail marketing aos sites de buscas, passando pelas redes sociais, classificados, sites de compras coletivas, etc. – é fundamental para colocar seu e-commerce no mapa da internet e do seu consumidor.

3. Marketing de relacionamento

O investimento em um atendimento impecável ao seu cliente, com diversos canais de contato e respostas ágeis e prestativias, bem como a utilização desses canais para gerar vendas adicionais e conhecer melhor o perfil do seu consumidor é um diferencial importante para seu negócio.

4. Mobilidade

Em um momento em que celulares, smartphones e tablets são cada vez mais ferramentas importantes de comercialização dos produtos, uma loja virtual que se adapte ao tamanho das telas é fundamental para potencializar suas vendas e conquistar o consumidor.

5. Tempo de carregamento

No comércio eletrônico, se a página da loja online demora a carregar, isso pode significar a perda imediata de clientes. A velocidade das informações do seu site é primordial na hora de um potencial consumidor escolher o seu produto.

6. Otimização de buscas

Em um cenário de concorrência acirrada, adotar técnicas específicas para obter bons resultados em um site de buscas pode fazer a diferença na hora de o cliente escolher a loja virtual na qual irá realizer sua compra.

7. Preço

Formar preço de forma adequada – observando concorrência, analisando e conhecendo profundamente seu mercado de atuação e o seu público-alvo e usando mecanismos de estabelecimento de preços dinâmicos – é um grande diferencial na hora de converter os clicks em compras.

8. Prazo

Uma entrega rápida e no prazo prometido, assim como uma gestão de logística interna eficiente para o processamento e envio do pedido são diferenciais na hora de garantir a satisfação e fidelizar clientes para a sua loja virtual.

9. Métricas

Utilizar um conjunto de parâmetros para medir a performance da loja virtual e dos seus processos internos é parte vital de uma estratégia digital e auxilia na tomada de decisão dentro da sua empresa.

10. Comunicação visual

As informações visuais da sua loja online e a qualidade das fotos dos produtos vendidos também fazem a diferença para o sucesso do negócio.

Acesse a ferramenta

A ferramenta consiste em um questionário com dez perguntas de múltipla escolha elaboradas para identificar a performance do seu negócio virtual em relação a cada um dos dez fatores-chave. Para cada tipo de resposta, a ferramenta estrutura sugestões e planos de ação.

Após responder ao questionário, você receberá, em até cinco dias, um relatório por e-mail com as seguintes informações:

  • Nível de competitividade mercadológica no e-commerce;
  • Análise sobre vantagens e desvantagens competitivas;
  • Ferramentas para melhorar o desempenho e aumentar os resultados;
  • Gráfico com a performance em cada fator e a comparação com os demais e-commerces que utilizaram a ferramena.

noticias_w1j2yt

Desenvolvedor Web da Empresa Construtora de Sites.com.br -

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Siga-me no Twitter

Google +

%d blogueiros gostam disto: