E Commerce

Logística no e-commerce: entregar o produto no prazo é fundamental

 

A logística pode ser um problema para a maioria das lojas virtuais, independente do seu tamanho. Saiba que o relacionamento com o seu cliente vai enfraquecer caso você deixe de entregar o pedido, não entregue no prazo ou faça o envio errado do produto.

Portanto, antes de criar seu comércio eletrônico é necessário ter uma estrutura empresarial e um planejamento logístico que tem peculiaridades se comparado ao do comércio tradicional.

Nesta página, conheça as etapas do processo de vendas em plataformas virtuais e saiba como organizar uma logística e um estoque que garantam o sucesso do seu negócio.

Etapas do processo

1 – Preparação do pedido

O comprador precisa localizar e identificar a mercadoria, obter as informações necessárias para tomar a decisão de compra, autorizar a transação financeira e transmitir o seu pedido para o site.

2 – Processamento do pedido


A partir do pedido efetuado pelo cliente, cabe ao site e às entidades envolvidas no processo, como as administradoras de cartão de crédito e empresas anti-fraude, analisar os dados, processar e validar o pedido. O pedido válido e sem risco de fraude segue para o financeiro.

3 – Confirmação do pedido


Implica na confirmação da transação financeira, separação da mercadoria – ou sua encomenda junto ao fornecedor – embalagem, emissão da documentação fiscal e entrega ao transportador. O tempo de entrega é contado a partir desse momento.

4 – Entrega


Corresponde ao envio da mercadoria ao destinatário. Pode ser oferecida ao comprador a possibilidade de rastreamento das mercadorias após a entrega delas ao transportador.

Questões de logística

O sucesso de uma loja virtual depende de uma excelente logística

  • O e-commerce exige cuidados específicos em relação às entregas, aos prazos e ao relacionamento com o cliente. Conheça as quatro etapas principais de uma venda.
  • A logística é um ponto-chave para o sucesso do seu comércio eletrônico.  Conheça cuidados específicos em relação às entregas e ao relacionamento com o cliente, antes, durante e no pós-venda.
  • Veja dicas para o sucesso das entregas no e-commerce.
  • De modo criativo, você pode estreitar os laços com o cliente de sua loja virtual. Detalhes e cuidados com a podem contribuir para a fidelização.

Depois da compra

  • Entenda o que é a gestão de retaguarda (backoffice) e saiba como administrar os processos depois que a compra é feita pelo cliente.
  • Conheça formas de rastrear os produtos do momento em que são selecionados até a entrega ao destinatário.

Os problemas da logística reversa e suas causas

  • É importante saber diagnosticar o motivo da devolução de produtos para tratar o assunto no detalhe. Uma estrutura eficiente de serviço de atendimento é necessária para rapidamente conduzir essas ocorrências.

O custo da devolução de produtos

  • Os gastos com retorno de produtos chegam a 5% do faturamento da empresa. Estar atento à logística reversa é fundamental para reverter esse quadro.

O Código de Defesa do Consumidor e a logística reversa

  • Em caso de desistência ou troca por defeito do produto a loja virtual deverá arcar com todos os custos de envio.

E-commerce de móveis e a entrega de produtos desmontados

  • Com medidas simples e muita informação é possível superar a insegurança de consumidores interessados em comprar móveis em lojas virtuais.

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