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Custos e preço de venda no comércio

A falta de informação e /ou a não utilização da ferramenta contábil prejudica a tomada de decisão.

O gestor deve enxergar o contador como aliado para seus negócios, mas por outro lado o profissional contábil deve conhecer os recursos da ferramenta contábil e garantir informações precisas para que o gestor possa tomar as decisões mais acertadas, garantindo dessa forma vantagens competitivas.

Entre as ferramentas de controle de uso rotineiro nas empresas termos a formação de preço da nas empresa esta feramente de suma importância que o empresário conheça muito bem seus custos e despesas, e saiba calcular corretamente o preço de venda de seus produtos.

Assim, os preços calculados através de fórmulas servirão apenas como um referencial para comparação com os de mercado. Isso não significa dizer que não devamos calculá-los, ao contrário, esse cálculo nos dará um parâmetro para avaliarmos se a nossa estrutura de custos nos permite ser competitivos.

O preço de venda precisa sempre ser revisto, seja por aumento no preço de compra dos produtos, por exigência dos consumidores ou pela concorrência, e assim, se enquadrar nas regras do mercado.

Terminologia utilizada

Terminologia utilizada na área de Custos:

Custos Fixos – São todos os gastos que não variam em função dos volumes produzidos;

Custos Variáveis – São gastos que variam proporcionalmente aos volumes produzidos.

Custos Diretos – São gastos que podem ser apropriados diretamente ao produto ou ao serviço.

Custos Indiretos – São gastos que para serem incorporados aos produtos ou aos serviços utilizam um critério de rateio, também são chamados de despesas (por não terem ligação direta com a produção).

O preço de venda ideal é aquela que cobre todos os custos e despesas e ainda sobre o lucro, deve ser competitivo e na medida do possível ser melhor que o da concorrência, deve permitir a manutenção do cliente e a expansão das vendas.

Para facilitar o entendimento da apuração do preço de venda, vamos considerar que a empresa fez uma compra de dois tipos de mercadorias: calças e camisas, adquirindo 200 calças ao preço unitário de R$ 30,00 totalizando R$ 6.000,00, e 300 camisas ao preço unitário de R$ 15,00 totalizando R$ 4.500,00, assim, o valor total da compra foi de R$ 10.500,00.

Nas compras acima, houve incidência do IPI pela alíquota de 10%, e ICMS pela alíquota de 17%, e houve também o frete de R$ 400,00.

Para cálculo do Custo de Aquisição da Mercadoria vamos utilizar a seguinte fórmula: CAM = PUC + IPI + Frete – ICMS.

Onde: CAM = custo de aquisição de mercadoria

           PUC =  preço de compra unitário

IPI = imposto de produtos industrializados

ICMS – imposto sobre a circulação de mercadorias

 

PRODUTO PCU IPI FRENTE SOMA ICMS CAM
CALÇAS 30 3,00 1,80 34,48 5,86 40,34
CAMISAS 15 1,50 1,80 18,30 3,11 21,41

Assim, o custo de aquisição foi de R$ 40,34 para a calça de R$ 21,41 para a camisa.

Os custos variáveis de venda (CVV):

 

Os custos variáveis de venda (CVV)
ICMS 17,00%
PIS 0,65%
CONFINS 3,00%
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL 1,08%
IRPJ(LUCRO PRESUMIDO) 1,20%
COMISSÃO 4,00%
SOMA 26,93

Custos Indiretos/Fixos

Os custos indiretos / fixos são aqueles que a empresa tem, assegurar o seu funcionamento normal. São chamados de custos fixos porque independentemente das vendas a empresa terá que pagá-los, por exemplo: aluguel, telefone, energia, água honorários do contador, entre outros. Desta forma, vamos considerar que a empresa tem um custo fixo total médio nos últimos 6 meses de R$ 2.000,00, e no mesmo período auferiu uma receita bruta média de R$ 20.500,00.

Assim, deveremos apurar a relação entre o custo fixo médio e a receita bruta média, utilizando a seguinte fórmula:

CF% = (CFM / RBM) x 100,

onde:  CF% = percentual do custo fixo em relação a receita bruta;

CFM = custo fixo médio;

RBM = receita bruta média

Logo temos:

CF% = (R$ 2.000,00 / R$ 20.500,00) x 100

CF% = 9,76%

Conforme apurado, a taxa do custo fixo médio em relação à receita bruta média é de 9,76% (nove ,virgula setenta seis por cento), isso, significa que cada mercadoria vendida deverá suportar com 10% dos custos fixos, através de suas vendas.

Margem de lucro – ML

É o lucro esperado pelo empresário, após pago todos os custos. Para fixação da margem de lucro a empresa deverá ficar atenta, e verificar também o preço praticado pelo mercado. No nosso exemplo vamos utilizar para as duas mercadorias uma margem de lucro de 20%.

Agora já temos todos os elementos para calcular o preço de venda da mercadoria, assim, vamos encontra a Taxa de Marcação – TM.

A Taxa de Marcação é o fator que vai definir o preço de venda da mercadoria, para calcular vamos utilizar a seguinte fórmula:

 

TM =     ______      100________

100 – (CF% + CVV + ML)

 

Onde: CF% = custo fixo médio percentual em relação à receita bruta média.

CVV = custos variáveis de venda

ML = margem de lucro

 

Agora, vamos executar a fórmula aplicando os índices encontrados anteriormente:

 

TM =_________100_______

100 – (9,76 + 26,93 + 20)

TM =_________100_______

100 – (56,69)

 

TM =  100;      TM = 2,31

43,31

Encontrada a Taxa de Marcação de 2,31, agora vamos calcular o preço de venda das mercadorias aplicando a fórmula: PV = CAM x TM, onde CAM =  custo de aquisição da mercadoria e TM = taxa de marcação.

Assim, temos:

Calça:    PV = R$ 40,31 x 2,31 = R$  93,12

Camisa: PV = R$ 21,41 x 2,31 = R$  49,46

Desta forma, o preço de venda da calça é de R$ 93,12 e o da camisa de R$ 49,46.

É de suma importância conhecer todos os elementos, as ferramentas e as estruturas de custos e preço de venda, notadamente num momento que o mercado é quem estabelece o valor que está disposto a pagar pela aquisição dos bens. É importante também verificar o regime tributário adotado na empresa para cálculo das alíquotas dos impostos e contribuições, assim, é recomendável consultar o contador da empresa para obter esses dados de forma mais detalhada.

Destacamos que a prioridade máxima na realização da venda é o convencimento de seu cliente, pois é ele quem determinará se realmente o seu preço é justo, por isso, além de calcular o preço de venda de forma correta gerando lucros para empresa, é necessário verificar o preço praticado pelos concorrentes.

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